terça-feira, 26 de julho de 2011
Triste Sociedade - Parte 2
Os Idosos
Dizemos nós que vivemos numa sociedade desenvolvida, no século XXI, mas seremos assim tão desenvolvidos, ou será só a ciência a área em que nós estamos a apostar. Nós só teremos uma sociedade desenvolvida quando os próprios pilares da sociedade mudarem. Isto é, dar-mos importância a todas as coisas verdadeiras. Importamo-nos com muita coisa mas esquecemo-nos de ajudar quem mais precisa.
Os idosos são um pilar da sociedade é graças a eles que muitos de nós estamos cá, que temos o que hoje temos, se não fossem eles a desenvolver tudo o que nós apresentam agora, nós não teríamos nada. Quantos idosos são analfabetos porque não tiveram a oportunidade que nós temos de ter uma educação escolar.
A sociedade é assim tão boa que precisa de abandonar só em Portugal uma média de mais de 4000 idosos por ano. São abandonados principalmente no Verão e no Natal, se compararmos com o que acontece anualmente com os animais. Parece muito igual, é neste sociedade que nós dizemos viver e que tem muito para dar?
Parece-me que se as próprias pessoas se esquecem de dar o devido valor aos progenitores (sim a maioria de vezes são os filhos que abandonam os pais), Pensa-se que cada vez mais os idosos tenham que viver em lares, porque não há ninguém na família que se lembre que devem cuidar deles porque eles um dia também cuidaram de nós.
Este texto foi uma reflexão sobre todas as notícias publicadas pelos meios de comunicação e por experiência própia e deixa-me muito triste ter que acompanhar pelo menos uma vez por semanas pessoas idosas que se sentem completamente sozinhas.
Não seremos nós próprios a precisar de ajudar estas pessoas é tão bom ouvir um pouco da história de como era antigamente do que estas pessoas aprendem do sorriso que elas nos passam sabe tão tão bem!
Eu digo um MUITO OBRIGADO a todos os idosos que já passaram pela minha vida e a quem eu tive a oportunidade de ajudar e de me ajudarem!!!
Os meus próximos textos terão uma continuidade do tema Triste Sociedade mas reflectirei sobre outros subtemas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

4 comentários:
Oooh Tiago estou completamente rendida as tuas reflexoes!
sabes ainda hoje estive com o meu avo, pessoa que me criou e reparei que os anos passaram por ele tao rapido que pouco me apercebi que a qualquer momento posso deixar de o ter, nao fui la so por ser o seu dia mas sim porque "me deu mais jeito". è mau eu sei, mas começamos a deixar de lado aqueles que sempre nos amaram e ajudaram a ser o que somos... a verdade é que: "so damos valor quando perdemos". Tens muita razao no que escreves, eles foram o nosso passado sao o nosso presente e rezemos para que continuem no nosso futuro :D
beijinhos
eu infelizmente tenho o azar de só ter um dos meus avós vivos e tenho pena disso mas continuo a apoiar tudo o que posso com pessoas idosas.
Já não tenho a sorte de ter os meus avós vivos, mas dava tudo para os ter ao pé de mim, por isso faz-me imensa confusão como é que há pessoas capazes de os maltratar. Eles fizeram imenso por nós, por isso não compreendo como podem abandoná-los, faltar-lhes ao respeito, maltratá-los a todos os níveis.
É triste ver esta realidade! Mais uma grande reflexão da tua parte, continua
muito Obrigada :') sim eu sei bem que isso é verdade.. beijinhos
e nao foram atrasados xD deste no dia so que em dois comentarios e o ultimo sim ja foi "atrasado" :b
Enviar um comentário